segunda-feira, 4 de junho de 2012

Concurso Público


Hoje ao abrir a página do Yahoo me deparei com a seguinte manchete:  Petrobras faz 2 concursos por ano e terá 22.000 vagas até 2015 
Então me veio a ideia de escrever sobre concurso público, é o assunto do momento, e faz parte do meu dia a dia, como sabem sou funcionária pública municipal, e almejo uma vaga federal!
Já li diversos artigos sobre o assunto, tenho o hábito de me informar bastante antes de me embrenhar em um novo projeto.
Gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas que eu aprendi.
Antes de mais nada não posso deixar de mencionar que esse ano está particularmente excelente para concursos, as ofertas de vagas são muitas, aproveitem!!
Aprendi que para passar em concurso público tem que estudar em primeiro lugar, não adianta contar com a sorte, concurso não é loteria, nunca ouvi falar de alguém que tenha passado sem se preparar.
Sei que isso parece óbvio, mas o que muitos não sabem é que somente 10% dos candidatos se preparam realmente, 90% fazem a prova contando com uma "Ajuda Divina"! Precisamos fazer a nossa parte!
O importante também é saber como estudar, é bem diferente dos estudos da escola ou faculdade, é um estudo prolongado, a matéria é enorme. Dizem que nosso cérebro é como um HD, se armazenarmos a informação e não fizermos um atalho será mais difícil localizá-la na hora que precisarmos, o ideal é associarmos a matéria com algum fato ou imagem do nosso dia a dia. Já deve ter acontecido com você, você sabe uma informação, precisa dela naquele momento, mas só vai se lembrar no outro dia.
O legal também é fazer um cronograma de estudos de forma que você estude um pouco de cada matéria por dia, não é recomendado estudar uma matéria de cada vez, estudando todas diariamente sua mente assimilará o conteúdo de forma mais eficiente.
Não é recomendado estudar 10, 11,12 horas por dia, seu cérebro não conseguirá trabalhar tantas horas seguidas, o legal é estudar de 6 a 8 horas por dia, com intervalos de 15 minutos a cada hora estudada.
Precisamos nos alimentar bem e tomar bastante líquido.
O material de estudos é de suma importância, precisamos escolher com cautela. O ideal é mesclar apostila de qualidade, livros, muitos exercícios e simulados, e vídeo-aulas.
Eu recomendo as apostilas Opção, eu estudei por elas para o concurso da prefeitura e consegui minha vaga!


E estou estudando por ela para o concurso do Ministério Público Minas Gerais.
O que atrai tantas pessoas para a carreira pública são os alto salários e a tão sonhada estabilidade!!
Você está preparado para isso!!!!
Vamos estudar pessoal!!!
Uma ótima semana a todos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Obrigada!