quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Filho Bonsai



Vocês devem estar pensando que diabos é isso de filho Bonsai, na verdade eu inventei esse termo hoje, quando li um artigo sobre bonsai, e vi a semelhança.
Calma, vou explicar!
O Bonsai deve ser uma replica de uma arvore da natureza em miniatura, e para isso acontecer é necessário muita dedicação, habilidade, paciência e amor; que na minha opinião são os principais atributos de uma boa mãe.
Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados, assim como nossos filhos.
Um Bonsai requer cuidados especiais desde à escolha das sementes, assim como nossos filhos precisam de nossos cuidados antes mesmo de nascer.
As sementes devem ser selecionadas, o tempo de germinação dura cerca de 4 meses, e para a muda ficar pronta para ser colocado na bandeja de Bonsai, cerca de 2 anos, haja paciência!!!
Assim são nossos filhos, durante 2 anos eles não conseguem fazer nada sozinhos, depois desse período,  eles vão para a "bandeja de Bonsai", ou seja, começamos a lhes dar algumas responsabilidades, como comer sozinhos(mesmo que resulte em sujeira pra todo lado!), pentear os cabelos, guardar os brinquedos, entre outros, é nessa fase que, assim como o Bonsai, precisamos fazer a primeira poda(a poda de limpeza), retirando raízes e galhos secos!
O Bonsai precisa ser regado na medida certa, nem água demais nem de menos, assim como nosso amor por nossos filhos, amor demais sufoca, amor de menos gera crianças carentes.
Eles precisam ficar abrigados de luz solar direta e ventos, assim como nossos filhos precisam  da nossa proteção, pois não sabem o que é certo e errado, nem o que é perigoso e deve ser evitado, qualquer descuido é acidente na certa!
Após esse período de 2 anos ainda não temos um Bonsai, apenas uma muda, assim como nossos filhos ainda são apenas uma "muda" da "árvore" que um dia serão.
Existem vários tipos de Bonsai e nenhum é igual ao outro; assim como as crianças, cada ser é único, e nem sempre aquilo que é bom para um será para o outro, o que funciona com um funcionará com o outro, devemos conhecer nossos filhos e descobrir a melhor maneira de educá-los.
É feito amarrações no Bonsai de 2 em 2 anos, para moldá-lo no formato desejado, assim devemos fazer com nossos filhos, sencurar quando necessário, dizer não, mostrar limites, valores, para moldá-los no formato que desejamos.
Cuidar de um Bonsai exige muita paciência e dedicação, assim como cuidar de nossos filhos, quantas vezes já mandei meu filho arrumar a cama, já perdi a conta, ele tem 13 anos, e até hoje tenho que dizer a mesma frase, mas não desisto!
Hoje ele se irrita, fecha a cara, resmunga, mas sei que no futuro vai me agradecer pela dedicação e paciência que lhe dediquei.
Os pais de hoje demonstram amor dando presentes e fazendo todas as vontades dos filhos, acho que para compensar o pouco tempo que passam juntos, mas está errado! Nossos filhos querem pais que digam Não, eles precisam disso, são mudinhas que precisam ser moldadas!
Não tenham medo de magoar seus filhos fazendo aquilo que é correto!
O mal é mais atrativo que o bem, as coisas erradas são mais divertidas que as certas, os alimentos que fazem mal são mais gostosos que os saudáveis, por isso, só conseguiremos que sigam o caminho certo se tiverem uma boa base.
Os Bonsais quando não cuidados da forma correta, muitas vezes se tornam árvores feias e sem formato e alguns até morrem!
Pensem nisso!

 Bianca Gabriela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Obrigada!